[TUTORIAL] Elite / Premium servidor Streaming (Local / Internet)

Discussão em 'Elite, Premium, Ultra HD' iniciado por sooner, Janeiro 17, 2010.

1. sooner

sooner Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    8
    Olá pessoal,

não sei se já notaram, mas nos últimos firmware a partir do 4283 existe uma opção interessante para nossos AZBoxHD.

Ele pode servir como servidor de streaming e podemos ver o que está passando no receptor num PC ou num note por exemplo. Testei aqui e deu certo. Para quem quiser testar: (Mais abaixo tem um tutorial para baixar em PDF com passo a passo (telas) para passar para a internet o streaming a partir do AZ HD).

- No receptor (firmware 4283 ou superior):
    ====================================
    Aperte a tecla a esquerda do botão OK no controle remoto -> Streaming -> não precisa mudar nada a não ser a duração que deseja que o receptor fique servindo o streaming [escolha qualquer tempo com as setas para esquerda ou direita, ou melhor, escolha "Not define" para não ter tempo definido] -> selecione Iniciar.

- No PC (Inicie o VLC - obs.: o meu está em inglês):
    ===========================================
    No VLC vá em Mídia -> Streaming -> Network -> escolha Protocolo UDP no menu drop-down -> o endereço deve ser o mesmo que está no AZ Box i.e. 224.1.1.100 (deixa assim mesmo, não precisa ser o endereço IP do receptor na sua rede) e -> Port = 9000 -> Stream -> Stream

Pronto, você assiste remotamente no PC a imagem do canal que está passando no receptor.

Conforme dicas do pessoal aqui do fórum, complemento com mais informações:
    ===================================================================
    1-Para alguns fazerem funcionar via wireless foi necessário informar o IP do note em vez daquele 224.1.1.100 que vem por padrão informado no receptor e no VLC. (incluisive para mim foi necessário mudar esse parâmetro, mas por cabo o padrão funciona normal) - contribuição do tiagop2p

2-É necessário ter um dispositivo de armazenamento plugado ao receptor para a geração do streaming. Ou seja, para quem não tem um Premium com HD interno como é o caso do Elite, pode usar um pendrive ou HD externo via USB. (contribuição do Mrbocao)

3-(comentário do Tiagop2p) - outro detalhe legal, tem como mudar de canal e o stream ficar rolando no canal que estava quando foi ativo, porém somente para um canal de mesma frequencia e polarização ( H/V ), se tentar mudar para outra TP ele pergunta se quer interromper o streaming (essa funcionalidade serve também para gravação normal).

Muito boa essa nova feature...

Manual para fazer streaming pela internet a partir do AZBox:
    http://www.4shared.com/file/253309313/f ... AZBox.html

Versões mais novas do VLC deve-se usar assim:

udp://192.168.0.101:9000

onde 192.168.0.101 é o IP que eu to usando aqui no meu AZ e a porta 9000, coloca os seus dados, e
    como o forum não mostra o caracter Arroba, substitua pelo devido caracter quando for usar no programa VLC.

Abraços,
    Leandro

2. Calen

Calen Membro ELITE
    Moderador Junior

Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Aprovações Recebidas:
    13
    Re: Elite/Premium como servidor de Streaming

LEgal este post cara!

Sempre atento a novas funções e dicas importantes não ?

Um abração !

3. Trakinas

Trakinas Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    292

Muito boa a dica Leandrpf, parabéns.
    Essa função vou usar por aqui.
    A gente tem que começar a ler e prestar atenção mesmo.
    Quando falei que havia saído essa versão coloquei as funcionalidades dela embaixo no post, mas nem prestei muita atenção. E não é que essa função estava escrito lá.

Release notes: udp stream | play recorded file issue | record at twin tuner | edit favorite list | blind scan issue

O bom é que o Leandrpf já deu tudo mastigadinho aí em cima.

4. mrbocao

mrbocao Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    62

Pra quem tem o AZ-Box Elite e esta tendo dificuldades para fazer o streaming funcionar, recomendo utilizarem um PENDRIVE ou HD externo plugado a porta USB.

5. Colorado/RS

Colorado/RS Membro ATIVO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Primeiramente parabéns ao Leandro pelo excelente post.
    Mais alguém conseguiu fazer funcionar?

Estou aqui tentando usar com o VLC 1.0.3 mas não estou conseguindo. Neste VLC, não encontro exatamente o menu como descrito acima, para configurar vou em mídia, só que nao econtro Stream... somente Abrir fluxo de rede, onde posso selecionar o protocolo de rede em UDP, coloco o ip e a porta. Depois mando reproduzir e nao aparece absolutamente nada. Antes de rodar o VLC fiz os procedimentos de clicar no Stream do az e etc... Ainda sobre a dica do Bocão, tenho um HD externo plugado no Elite.

Minhas duvidas:

1) Será que estou usando a versao do VLC certa?
    2) Minha internet é de 320 Kbps, será que pode ser isso?

Se alguém quiser ajudar, fico no aguardo,

Obrigado!

6. sooner

sooner Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    8

Que nada pessoal, isso é o mínimo que posso fazer devido ao tempo. Quando dá e acho algo interessante, posto aqui. Tem muita gente que contribui bastante mesmo, não quero citar nomes, mas do Calen não posso deixar de falar e agradecer, esse cara se dedica muito para deixar mais organizada essa nossa área! MAs enfim, todos vcs são ótimos colegas de fórum.

Bem, indo ao assundo, Colorado-rs é isso mesmo, deveria funcionar, essa versão em português é bem como você seguiu (midia -> abrir fluxo de rede -> escolher protocolo UDP - digitar o endereco 224.1.1.100 e porta 9000 (que foram definifos no AZBox) . Foi assim que fiz aqui no meu desktop e funcionou de primeira e muito bem por sinal. Já o link de internet não tem a ver pois você vai usar a sua LAN para visualizar o streaming no micro.

Tenta substituir (para teste) o HD externo por um pendrive. Que eu entendi e que o Mrbocao disse aqui, é necessário ter um dispositivo de armazenamento para geração do streaming.

Obs. Não consegui funcionar no meu note via rede sem fio somente com cabo de rede (deve ser algo configuravel no roteador wireless por causa do protocolo UDP) mas não tive muito tempo para verificar o que pode ser. Estou usando o VLC 1.0.3 também. Se achar algo mais, posto aqui.

Valeu pessoal.

7. mrbocao

mrbocao Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    62

leandrpf,

Tente aumentar o "cache"/Caching e o "momento de inicio"/Start Time nas opções do VLC, dá um lag em relação a TV mais aqui comigo esta funcionando legal via wireless.

8. sooner

sooner Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    8

mrbocao,

tentei de tudo por aqui para fazer funcionar via wireless, até atualizei o FW do roteador (Dlink DI-624+), revisei as configurações dele, mudei o cache e o tempo de início no VLC como vc disse, mas nada disso adiantou. Continuo na luta pesquisando e testando.
    Abraço.

9. tiagop2p

tiagop2p Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Conseguir fazer funcionar via wireless,fiz o seguinte:

no receptor, ao iniciar o stream, tirei aquele IP padrão e coloquei o IP do meu note, que esta com dhcp via wireless...

no VLC pelo note, coloquei o Ip dele com a porta 9000 e em UDP...
    Pronto... 100%...

Agora, outro detalhe legal, tem como mudar de canal e o stream ficar rolando no canal que estava quando foi ativo, porém somente para um canal de mesma frequencia e tipo ( H / V ), se tentar mudar para outra TP ele pergunta se quer interromper....

Vlw!

10. Colorado/RS

Colorado/RS Membro ATIVO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Tiago,

Também estou tentando sem sucesso a configuração do streaming em meu note. Coloquei o ip do meu note no az, e no vlc coloquei testei tanto com o ip do note quanto do az e nada feito. Com o ip do az na config do vlc aparece a seguinte mensagem: A entrada não pode ser aberta:
    "O VLC não é capaz de abrir o MRL 'udp://@192.168.0.108:9000'. Verifique o registro de erros para maiores detalhes."
    Onde estou errando??

Sds,

11. tiagop2p

tiagop2p Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Amigo, só para confirmar,quando voce diz que coloco o IP no AZ vc faz referencia à aquela tela onde se inicia o stream né ? porque o IP da rede do AZ é necessario mexer.
    Outro detalhe, na duração do Stream coloca not define, pode ser que o seu esteja com 1 minuto.

12. sooner

sooner Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    8

É isso mesmo tiagop2p, depois de muito pesquisar, relutar, reconfigurarar, rebootar,.... deu certo como você falou.
    Coloquei o IP do meu note na tela de iniciar o streaming do Elite e no VLC, aí foi só alegria. :D Por isso que gosto desse fórum...

Ah, pode-se ver sim outro canal de mesma TP, isso já era possível fazer quando se gravava um canal se podia assistir outro da mesma TP ao mesmo tempo com FW anteriores.

Valeu, muito obrigado.
    Abraço.
    Leandro

13. tiagop2p

tiagop2p Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Lega, gostei muito desta nova funcionalidade... agora estou tentando fazer rodar no celular... mas nao to achando o VLC para Nokia / Symbiam... se eu achar posto aqui...
    Vlw!

14. Austin Power

Austin Power Membro NOVATO
    Privado

Afiliado:
    Janeiro 9, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Otima dica, aqui ta 100%. Valeu...

15. Colorado/RS

Colorado/RS Membro ATIVO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

tiago,

Consegui fazer funcionar por aqui. Obrigado !!

16. tajuma

tajuma Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0
    servidor de tv na rede

ola amigos se alguem poder me ajudar eu agradeço o azbox premium da pra por na rede e criar um servidor de tv dentro da minha rede lan-house pra mim distribuir flores para meus clientes att.

17. mrbocao

mrbocao Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    62
    Re: servidor de tv na rede

Nos ultimos firmwares esta disponivel a opção de Streaming, não é bem um servidor de TV pois permite a transmissão de apenas 1 canal por vez, mais quebra um galho. Porem tenho lá minha duvidas se vai ser possivel assistir em vários PC´s devido as limitações de banda dos modelos az-box HD.

18. Austin Power

Austin Power Membro NOVATO
    Privado

Afiliado:
    Janeiro 9, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Pois é, to tentando em um HTC Touch, com o VLC para windows Mobile, mas ta dificel. Fiz os mesmos passos que no not mas não vai.

19. Emiliocar

Emiliocar Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Pessoal, segui todos os passos mas nada de funcionar..tentei com wifi E POR RJ45 do AZBOX PREMIUM.
    Alguma ideia?
    Um abraço

20. tiagop2p

tiagop2p Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

dificil responder desse jeito... todo mundo que fez conseguiu...
    descreve DETALHADAMENTE o que vc fez.

Compartilhe esta Página