Soluções para aquecimento dos AZs HD

Discussão em 'Elite, Premium, Ultra HD' iniciado por Marty Mcfly, Dezembro 18, 2009.

1. Marty Mcfly

Marty Mcfly Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0
    Estou reabrindo este espaço para que possamos novamente expor nossas idéias de como refrigerar nossos azs.

2. Marty Mcfly

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0
    COMO LIGAR E DESLIGAR AUTOMATICAMENTE SEM ALTERAR A ESTRUTUR

Abaixo mostro para vocês o que fiz no meu az, sem haver a necessidade de alteração alguma na estrutura do az.

A idéia básica é usar uma fonte externa para alimentar o cooler que por usa vez irá ligar e desligar automaticamente através do uso de um relé de temperatura 35C NA.

Abaixo segue o esquema explicando visualmente o que eu fiz.

Como podem ver o relé interrompe um dos fios. Este relé ligará o aparelho automaticamente quando chegar aos 35 graus e desligará quando esfriar até os 30 graus.

O que é preciso?

- 1 relé de temperatura 35C NA (normalmente aberto). Este é um relé normalmente utilizado para automação industrial e de residências. Moro em uma cidade pequena, por isso não em encontrei a venda aqui e tive de comprar via internet. Se quiserem dica de onde comprar me mandem uma MP.

Esta é somente uma sugestão. Existem outros no mercado.

- coolers, quantos achar necessário. Aconselho o uso de cooler com rolamento, por ser mais silencioso.

- fonte de saída até 12 v (normalmente esta é a voltagem de coolers). Sugiro o uso de uma fonte universal com saída de voltagem regulável, pois se ao terminar o esquema você perceber que ficou muito barulhento você poderá reduzir a velocidade, e por conseqüência o barulho, do cooler alterando a voltagem de saída da fonte (isso não causa dano ao cooler).

- fita isolante

- arame encapado

Como instalar o esquema?

1) Fixe o relé de temperatura. Como podem ver abaixo eu escolhi colocar internamente, na tampa superior, numa área que fica próximo a fonte do aparelho (local mais quente que consegui fixar o relé). Mas esta foi minha decisão, pois se preferir pode até fixar externamente, no entanto é claro que isso irá intervir no ligar e desligar automático causado pelo relé. Sei que a imagem não está muito clara, por isso preciso explicar que os fios verde e branco, que estão bem visíveis, estão sendo usados para fixar o relé. Os fios que levam a corrente são os pretos.
    É importante observar que para melhor funcionamento do relé a superfície plana deve ficar encostando em uma superfície plana do aparelho.

2) Fixe o cooler usando fita isolante na área que desejar. Eu coloquei dois coolers de 4 cm por 1 cm de altura, mas esta foi uma opção minha devido ao espaço que tenho para colocar o az HD na estante, por isso digo para observar bem sua necessidade e colocar a quantidade de coolers que achar melhor.
    A esta altura vale lembrar que o cooler deve funcionar como exaustor (fazendo vendo para fora) e que antes de fixar o cooler você deve verificar se as hélices dele não raspam no metal da tampa. Se este for o caso use algum material para afastar o cooler da tampa.

3) Verifique e memorize que fio do cooler deve ser ligado com que fio da fonte. Para isso você pode ligar a fonte na luz e com os fios desencapados você os junta aos fios do cooler fazendo testes até que o cooler ligue. Não se preocupe que não a risco de choque, pois a voltagem de saída da fonte é muito baixa.

4) O próximo passo será passar a fiação que ligará o relé, o cooler e a fonte. Na hora de fazer isso tenha em mente o que foi testado no passo 3 e faça a fiação como mostra a imagem abaixo. Observe que o relé intermedia somente um dos dois fios, pois basta cortar um dos fios para cortar a corrente.

5) Agora é só dar os detalhes estéticos e está pronto.

Se você tem um espaço apertado como o meu nem se quer vai ver os coolers e ainda ficará com o aparelho bem refrigerado.

Obs.: Vale lembrar que se a temperatura ambiente for quente existe a possibilidade de o cooler ficar ligado boa parte do tempo ou o tempo todo. Para quem mora em lugares mais quentes e se importa em ter o cooler ligado por muito tempo existe a possibilidade de colocar um relé que ligue o cooler em temperaturas mais altas, mas eu não recomendo.

Se alguém tiver mais alguma dúvida pode me passar uma MP

3. nascimentoassis

nascimentoassis Membro ATIVO
    Privado

Afiliado:
    Dezembro 19, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1
    Re: Soluções para aquecimento dos AZs HD

coloque seu dec em area sempre bem ventilada
    e delegue caso o mesmo fique por muitas horas e dias sem funcionar

4. Marty Mcfly

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

O problema é que nem sempre se tem a opcao de colocar em local ventilado, pois pode nao ter outro lugar na estante, por isso temos que fazer ventilar "na marra", mas dica de desligar o deco na chave traseira é muito valida.

5. dogaouft

dogaouft Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

instalei uma ventoinha ake, atravez da porta rca de 12v....

o palha e que e bem manual, se que ligado tem que ir la e ligar, se quizer desligado, tem que ir desligar, nao adianta so desligar o receptor....

6. Marty Mcfly

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Mas entao coloca um rele de temperatura que isso é resolvido.

7. raiden

raiden Membro NORMAL
    Privado

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    7

Atualmente estou usando o cooler para notebook da noteship em cima do receptor funcionando como exaustor.

O Cooler p/ note esta ligado na USB do proprio receptor.

Segue modelo do cooler p/ notebook, o meu é parecido.

8. Marty Mcfly

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Atualmente estou usando o cooler para notebook da noteship em cima do receptor funcionando como exaustor.

O Cooler p/ note esta ligado na USB do proprio receptor.

Segue modelo do cooler p/ notebook, o meu é parecido.

Esta opcao é muito boa só que para mim nao rola por que tenho s duas usbs sendo usadas, uma para hd e outra para o teclado, por isso que tive esta outra ideia. Cheguei a pensar em comprar aqueles adaptadores que transformam um saida usb em 2, mas fui informado que isso pode queimar a usb do aparelho.

9. Calen

Calen Membro ELITE
    Moderador Junior

Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Aprovações Recebidas:
    13

Muito bom voltar a ativa com este tópico Martin, estão de parabens por voltar a escrever os tópicos que realmente devem estar na ativa.

Relato que esta solução do cooler para notebook é valida para receptores como Dreambox, que reservam duas portas USB, uma saida para HD externo, cabo de rede, porta com, etc.

Para o Elite que contém apenas duas portas USB, a saida com os coolers com rele de temperatura é bastante viável, eu mesmo vou colocar um na alimentação interna diagonal ao tuner, pois aqui em casa as vezes desligam a TV e o Az fica direto...

Um abraço Martin !

10. keysat

keysat Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 19, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Adaptando Cooler no Azbox Elite
    Como já podemos perceber. O Azbox elite e premium tem um pequeno probleminha que pode causar a quima prematura de alguns componentes. É o tal do aquecimento..... O aquecimento diminui consideravelmente a vida útil dos componentes. Pensando nisso, adaptei um cooler no meu querido Azbox!! Veja abaixo um pequeno tutorial com fotos!
    Materiais utilizados:

1 Cooler 12 volts de 2,5 polegadas.
    1 tela para cooler.
    4 parafusos 3mm x 30mm.
    4 porcas 3 mm.
    1 furadeira.
    1 serra copos de 2,5 polegadas.
    1 ferro de solda + estanho.

veja abaixo:

Ferramentas e componentes utilizados

Tela e cooler 12 voltas 2,5 polegas

Azbox Elite aberto, vista frontal

Azbox Elite aberto, vista traseira (observe que tem uma saída RCA de 12 volts... é ela que vamos utilizar mas na frente...

A ligação foi feita nas barras de conexão da saída 12 volts já existente no receptor.
    Observem a foto abaixo:

Observem a polaridade na hora de ligar:
    Fio vermelho (+) liga na barra do terminal 12 volts localizada do lado da saída HDMI
    Fio preto (-) liga no aterramento localizado no parafuso de fixação da placa
    veja a figura abaixo:

Agora é só fixar o cooler e a tela na tampa onde foi feito o furo com auxilio do serra copos.
    Veja como ficou:

Agora que já está montado, deve ter observado que o cooler ainda não funcionou... Mas não se desespere. Vamos a parte de configuração:

1° Aperte o botão Home do controle remoto e vá até SISTEMA
    2° Navegue até CANAIS DE TV e depois TUNER
    3°Selecione o satélite que está utilizando e
    depois vá em comutador 0/12V.
    4° Mude do modo off para ON (ligado) Veja figura abaixo:

Comutador 12 volts ligado

Pronto: Seu Azbox está protegido contra aquecimentos demasiados!!

Quando quiserem desligar o cooler é só ir lá no comutador 12 volts e mudar a posição para 0V.

Visitem meu blog Mundo Digital

11. keysat

keysat Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 19, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Tem esta possibilidade tambem!

é só colocar o deco em cima e ligar na porta USB.

Sds

12. stefanorena

stefanorena Membro ATIVO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Gostei da opcao do cooler para note, como n uso nenhuma porta usb, vou partir para este metodo.

valeu pela dica.

13. gomes22

gomes22 Membro NOVATO

Afiliado:
    Janeiro 19, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

uso um deste mas retirei as laterais e uso de cima pra baixo ele nao esquenta,antes de baixo pra cima esquentava.

14. Guest

2 duvidas...

quem colocou o cooler fixado na tampa(cortou a tampa e fixo) colocou ele jogando ar de fora pra dentro ou... de dentro pra fora....

outra duvida, quem colocou os de notebook, colocou ele em baixo do azbox ou em cima?

quem esta com as duas usb em uso... pode usar um hub usb... estou usando um sem problemas heheh

15. agnaldovs

agnaldovs Membro ELITE
    Colaborador Premium Privado

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    386

No meu caso fiz um corte de 80mm que é o diametro do cooler "aqueles de 12v comuns em fonte de pc", e coloquei por dentro em cima do processador eliminando aquela borraçha colada no disipador, soprando de fora para dentro, e instalei um rele sensor de temperatura que liga aos 50ºc e desliga aos 40ºc :!:

16. Guest

opa tem o projeto desse rele sensor? como monta ele?

ou cola ele no dissipador e usa ele pra ver a temperatura... acionando o on off do cooler

17. agnaldovs

agnaldovs Membro ELITE
    Colaborador Premium Privado

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    386

O meu eu mesmo montei com sucata de outros equipamentos, e instalei junto ao tuner DVB-S que é um dos componentes que mais aquece e que pode causar travamentos, mas voçê pode comprar já pronto e exemplo deste usado por nosso amigo marty criador deste tópico, ele comprou em quantidade e inclusive me ofereceu por R$15,00 unitario+frete, este modelo muito pratico, se interessar manda uma mp pro marty :!:

18. keysat

keysat Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 19, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Sem problemas! desde que não sobrecarregue a porta usb.

19. decoaz

decoaz Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Galera eu utilize no meu um cooler de vga em torno de R$40,00, removi o dissipador quem vem no processador e fixei ele com um adesivo especial para cooler, removi o conetor e coloquei um plug rca para ligar na saída 12v.
    Coloquei um cooler de chipset 4x4cm R$12,00 colalado no tuner dvb-s, pois ele esquentava muito, também ligado no mesmo fio da saída de 12v.
    Agora ele fica bem gelado quando encosta na lata.

20. Calen

Calen Membro ELITE
    Moderador Junior

Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Aprovações Recebidas:
    13

Ola pessoal.

Estive olhando as anotações de todos e pude perceber que a adoção dos coolers para notebook estão mais aceitas, o que pode ser algo prático e de mais fácil manuseio. Com relação aos coolers imbutidos, qualquer orientação seria adecuada, pois adotando o sentido de exaustor o calor em excesso seria eliminado para o exterior, tornando o trabalho do dissipador de calor muito facil. Se fosse colocado como refrigerador (que em meu ponto de vista é um erro) o dissipador seria refrigerado, mas o calor ficaria no interior do decodificador, afetando os demais componentes, como o tuner, localizado no canto do Azbox...

O meu cooler para notebook está alojado na parte inferior do decodificador, pois estando toda a placa mãe gelada, acho muiiiiito dificil que os demais componentes aqueçam e deem trabalho ao dissipador de calor.

Mas um cooler é um cooler, e de qualquer maneira ele cumprirá sua função. Gostaria de saber mais sobre a função do ultimo firmware que tem uma correção para os coolers: azbox-0.9.4348-patch.bin 46.03 MB 0faf15b05d5ba98daadc6c2a288f46f2 fan on/off | .

Um abraço a todos!

Compartilhe esta Página