NET - HDMI Killer - Cuidados

Discussão em 'Informática, Energia & outros' iniciado por NEO, Agosto 24, 2018.

1. nether

nether Enigma2
    Moderador Senior

Afiliado:
    Maio 30, 2012
    Aprovações Recebidas:
    969
    No meu quadro só chegam dois cabos mesmo:
    Ver anexo 1779

Estava dando uma olhada nesse vídeo e o sistema aqui parece ser 220v/127V:

2. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    @nether,

Os sistemas residencias são estes mesmos, o 380/220 e 220/127, nestes dois sistemas entram fase e neutro no 380/220 ou duas fases e um neutro em 220/127. O seu caso, como disse, acredito que o teste do neutro foi inconclusivo, não acredito que esteja entrando duas fases do sistema 220/127, isto seria errado. A explicação do rapaz no vídeo não está errada, sob o ponto de vista do funcionamento do equipamento, não terá problema nenhum, agora sobre o ponto de vista de segurança, tem problemas sim, um equipamento 220V, alimentado fase fase, gera um risco maior de choque e não existe rota de fuga de surto, já que nenhuma das duas fases podem ser aterradas na entrada.

Faz o teste do multímetro contra o piso e não contra a janela. Agora se estiver entrando Fase-Fase de sistema 220/127, melhor falar com o síndico, isto não poderia estar ligado assim.

#42 NEO, Agosto 30, 2018
    Última edição: Agosto 30, 2018
  3. Trakinas

Trakinas Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    444
    O neutro deve estar no quadro de distribuição do seu apartamento, se não estiver (o que acho difícil), no quadro de distribuição do andar do seu prédio (se por ventura esqueceram).
    Se conseguir tirar a tampa do quadro de distribuição e fotografar deve dar para ver o neutro.

4. agnaldovs

agnaldovs Membro ELITE
    Colaborador Premium Privado

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    734
    Ao conseguir acesso ao neutro desta rede: terá duas opções: tensão de 127v utilizando o neutro, e os atuais 220v sem utilizar o neutro!!

5. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    Acho que não ... deve ser sistema 380/220, os dois cabos que entram deve ser um fase e outro neutro, a tensão que ele percebeu na janela é contra o terra. A dificuldade está em encontrar qual é o neutro. A tensão do neutro para o piso deve dar muito próximo do zero, a tensão da fase para o piso deve dar alguns volts, não chega a uma dezena.

6. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    Pode tentar este método deste vídeo. Este eu não conhecia, ele não faz contra o piso, faz contra o dedo. Meu multímetro está na empresa, este final de semana vou pegar e verificar se funciona. Tenta assim @nether.

7. nether

nether Enigma2
    Moderador Senior

Afiliado:
    Maio 30, 2012
    Aprovações Recebidas:
    969
    Confirmado @NEO: ambos dão por volta de 30V quando uso o dedo como aterramento e perto de 10V quando uso o chão. Duas fases! :-(

8. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    Putz ... muito estranho. Este circuito não é recomendado, confirme com seu síndico se o sistema é 220/127, só que puxaram duas fases, se for isto, acredito que pode solicitar o neutro na sua caixa de distribuição, para fazer o papel de terra. O vídeo é até interessante que demonstra um risco que você tem, sendo os dois fases, a carcaça externa de um soquete está com fio vivo, sujeito a choques.

Seria bom você ir atrás destas informações e até uma consulta na concessionária se isto está correto, 220V com duas fases, comentando das suas preocupações com proteção. Mantenha-nos informado, pode ser interessante para outros na mesma condição.

9. nether

nether Enigma2
    Moderador Senior

Afiliado:
    Maio 30, 2012
    Aprovações Recebidas:
    969
    Uma dúvida: se cada fase é 127V e o neutro é 0v como ter 220V usando apenas uma fase e um neutro?

10. agnaldovs

agnaldovs Membro ELITE

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    734
    Teria que utilizar um autotransformador entrada 127v e saída 220v unindo os neutros de entrada e saída!!

11. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    O sistema trifásico 220 / 127 V, a tensão entre duas fases (chamado de tensão de linha) temos 220V, entre uma fase e o neutro (chamado de tensão de fase) temos temos 127 V, que seriam 220 V dividido por raiz de 3 chegando a 127 V, o sistema 110 V ainda é usado em alguns países, no Brasil adotou-se o 220 / 127, apesar de estarmos acostumados a falar em 110V

O sistema trifásico 380 / 220 V, entre duas fases temos 380 V, entre fase e neutro temos 220 V, analogamente 380 V divido por raiz de 3 chega-se a 220V. Por isto você nunca poderia ter um sistema 380/220 com duas fases, a tensão entre elas seria 380 V, neste sistema, obrigatoriamente é uma fase e um Neutro.

No seu caso, como já comprovou que são duas fases, só pode ser do sistema 220 / 127 V, sendo assim, você está com um sistema incompleto, deveria estar chegando no seu quadro um neutro.

Uma outra possibilidade é sua concessionária ter uma distribuição diferente, mas precisaria entender como faz. O Brasil, a princípio, adotou os dois sistemas acima citados.

nether curtiu isso.
  12. lumako

lumako Membro TOP

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    284
    Santos, sempre foi conhecida por ter voltagem nas residências em 220v. Inclusive, eu há 30/40 anos acampava muito pelo litoral e sempre eram 220v - 2 fazes......nunca houve 110 (127)V, como sofríamos, nem podia levar um ventilador monofásico (110). Acredito que hoje os municípios próximos já estão com os novos imóveis em bifásico.

Aqui próximo onde moro, tem São Carlos, também com residências só com voltagem 220V e todos utensílios domésticos são nessa voltagem.

Tenho um apto no litoral (prox. a Santos) , comprado há uns 20 anos, mas lá já é Convencional B1 Residencial - Bifásico 220/127 v, idêntico a minha residência em Araraquara, tem duas fazes + neutro.

#52 lumako, Agosto 30, 2018
    Última edição: Agosto 30, 2018
    nether e agnaldovs curtiram isso.
  13. nether

nether Enigma2
    Moderador Senior

Afiliado:
    Maio 30, 2012
    Aprovações Recebidas:
    969
    Ou seja, não é nada relacionado ao meu prédio e/ou instalação mas, sim, características da concessionária de energia.
    No meu caso esses equipamentos de proteção que não são aterrados (e por consequência necessitam do neutro) não surtem efeito algum.
    Está correto?

lumako curtiu isso.
  14. Trakinas

Trakinas Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    444
    Ainda acho que entra um neutro no prédio.
    Quantos cabos de energia entra no prédio ?

15. nether

nether Enigma2
    Moderador Senior

Afiliado:
    Maio 30, 2012
    Aprovações Recebidas:
    969
    Mas mesmo que entre um neutro eu já vi que as duas fases são 127V. Todos os meus equipamentos são 220V, como fazer 220V usando o neutro?

16. lumako

lumako Membro TOP

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    284
    Nether, pelo que entendi sobre essas proteções como disseram Trakinas e NEO, a melhor é tirar os cabos (energia/Coxial) dos receptores.

NEO, fiquei confuso no primeiro tópico:
    Entendi que a sua ligação NET é recente, atual, com os protetores CISP-HR (telhado) e mini CSI-CPE no receptor instalado pelos técnicos da net.
    A dúvida é sobre a eficiência deles, já que você derivou (spliter) o cabo após o primeiro (CISP-HR) e tudo "foi pro saco" via HDMI.
    Ou o Spliter foi colocado antes do CISP-HR?

17. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    Sobre o caso dos isoladores, eles são apenas isoladores, eles não utilizam terra (ou neutro) como rota de fuga para despejar a energia de um surto, por isto que não confio muito que venham resolver o problema de surto pelo cabo coaxial.

Também não tenho aterramento, portanto minha "proteção" mais eficaz está sendo desconectar o cabo da NET quando não estou usando

nether curtiu isso.
  18. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    O cabo da NET desce do telhado, chega em um spliter que coloquei e fiz uma derivação na sala para o KI Pro, não coloquei o mini filtro porque não sabia dele, depois este cabo vai para o quarto, onde está ligado o NET Fone, a partir dai, coloquei outro spliter um para o receptor da NETe outro para uma DM7020.

O problema ocorreu no primeiro receptor, o surto atravessou o KI Pro, saiu pela HDMI, entrou no receiver, saiu pela HDMI do receiver entrou no HUB HDMI deste foi para HDMI da TV. Todos estes equipamentos que estavam em série da HDMI queimaram. Acredito que a energia se dissipou aí, pois não foi para o quarto, se tivesse ido, teria levado embora minha DM7020 e outra TV de plasma.

lumako curtiu isso.
  19. NEO

NEO Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    552
    @nether,

Estamos no mesmo barco. Minha rede também está sem neutro, é 220V fase-fase.

nether curtiu isso.

Compartilhe esta Página