Instalando um cliente Torrent no AZBox HD (Transmission)

Discussão em 'Elite, Premium, Ultra HD' iniciado por mrbocao, Janeiro 22, 2010.

1. mrbocao

mrbocao Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    62
    Por ser um receptor baseado no sistema linux, os modelos AZ-Box Hd abrem muitas possibilidades e uma delas é a instalação de um cliente Torrent, que pra quem não sabe é atualmente o melhor e mais rápido sistema de P2P para troca de arquivos. Mais informações sobre torrent em : http://pt.wikipedia.org/wiki/BitTorrent

Mais porque instalar um cliente torrent no AZ-Box ??
    Como o Az-box é um media center você pode baixar seus filmes atravez de torrent e assisti-los diretamente no receptor, isso sem contar que para Heavy-Users de torrents faz-se necessário deixar um computador ligado baixando/semeando os torrents o que acaba gerando gastos em energia elétrica, que ao utiliza o receptor podem ser reduzidos devido ao baixo consumo.

A instalação do client torrent vai trazer algum problema durante a visualização dos canais ?
    Não, o cliente torrent funciona de forma transparente e para o usuário comum fica imperceptível, inclusive com o receptor em modo stand-by. O único cuidado a ser tomado mas que também deve ser feito por pessoas que não utilizem o cliente torrent é a melhoria do sistema de resfriamento dos modelos HD. Um ponto de bastante importância para os usuários de CS é que caso o cliente não seja configurado corretamente o mesmo pode utilizar toda a banda da internet e com isso gerar lags na conexão com o servidor.

Como faço para adicionar/remover/visualizar os torrents que estou/vou baixar ?
    Todo o processo pode ser controlado pelo PC via browser ou usando um programa remoto, todo o processo será explicado neste tutorial.

Onde encontro torrents para baixar e o que posso baixar ?
    Essa pergunta o google responde. :)

Instalação do cliente torrent:
    Transmission

Dentre as várias opções disponiveis para o AZ-Box o Transmission é o mais leve, com mais velocidade e com mais possibilidades de configuração. Desta forma ele foi o escolhido para este tutorial.

O primeiro passo antes de instalar o cliente torrent é verificar o tópico Instalando o Gerenciador de Pacotes IPKG, pois usando o IPKG nossa vida fica mais fácil.

Com o IPKG instalado a instalação do cliente torrent fica fácil e simples, basta digitar os comandos:
    Código:
    ipkg update
    ipkg install transmission

Aguarde até que o download seja feito, caso alguma mensagem de erro seja apresentada verifique novamente a instalação do IPKG. O resultado deve ser parecido com o seguinte:
    Código:

Installing transmission (1.80-1) to /opt/...                                     
    Downloading [url]http://ipkg.nslu2-linux.org/feeds/optware/oleg/cross/stable/transmiss[/url]
    Installing openssl (0.9.7m-5) to /opt/...                                        
    Downloading [url]http://ipkg.nslu2-linux.org/feeds/optware/oleg/cross/stable/openssl_0[/url]
    Installing libcurl (7.19.7-1) to /opt/...                                        
    Downloading [url]http://ipkg.nslu2-linux.org/feeds/optware/oleg/cross/stable/libcurl_7[/url]
    Installing zlib (1.2.3-3) to /opt/...                                            
    Downloading [url]http://ipkg.nslu2-linux.org/feeds/optware/oleg/cross/stable/zlib_1.2[/url].
    Installing libevent (1.4.13-1) to /opt/...                                       
    Downloading [url]http://ipkg.nslu2-linux.org/feeds/optware/oleg/cross/stable/libevent_[/url]
    Configuring libcurl                                                              
    Configuring libevent                                                             
    Configuring openssl                                                              
    Configuring transmission                                                         
    Configuring zlib                                                                 
    Successfully terminated.                                                         

Ao final deste processo o Transmission já esta instalado, agora precisamos verificar o seu funcionamento para isso execute o comando.

Código:
    /opt/bin/transmission-daemon -w /DATA/usb1/sda1/torrents -a *.*.*.* -g /DATA/usb1/sda1/torrents/.config -T      

Onde /DATA/usb1/sda1/torrents é a pasta para onde seus torrents serão baixados.(Usuários do AZ-Box Premium pode utilizar /DATA/hdb1/torrents). Apos a execução deste comando a partir do browser do seu computador tente acessar o seguinte endereço http://ip_do_azbox:9091, se tudo correr bem você será direcionado para a página http://ip_do_azbox:9091/transmission/web/, como demonstrado abaixo:

Com o Tranmission em execução o próximo passo e configura-lo para executar sempre que o receptor for ligado.

Para isso sera necessário criar o arquivo S99TorrentStart com o seguinte conteúdo:
    Código:
    #!/bin/ash
    /MMP/usr/bin/vfd_display -td210 "Iniciando torrent"
    killall transmission-daemon
    /opt/bin/transmission-daemon -w /DATA/usb1/sda1/torrents -a *.*.*.* -g /DATA/usb1/sda1/torrents/.config -T      

Após criar o arquivo, sete o seu atributo para 755 e mova o mesmo para a pasta /DISK2/etc/start.d. Reincie seu receptor e verifique o funcionamento do Transmission acessando novamente o endereço http://ip_do_azbox:9091.

Caso esteja tudo OK e você não goste de utilizar o browser para controlar seus torrents existe tambem a opção de se utilizar o Transmission Remote que é um software especifico para controlar o Transmission mais rápido e com interface muito parecida aos clientes torrents mais conhecidos (utorrent).

Por enquanto fico pro aqui, aos poucos acrescento mais algumas informações.

2. agnaldovs

agnaldovs Membro ELITE
    Colaborador Premium Privado

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    337
    Re: Instalando um cliente Torrent no AZBox HD (Transmission)

Parabéns mrbocao! tinha muita gente esperando por este tutorial, e ainda mais com este detalhamento :D

3. Guest

Vlw, mrbocao esse vou colocar na mão por enquanto...

4. Guest

hahah que beleza, hoje de noite tem diversão.

5. wagna0

wagna0 Membro NOVATO
    Privado

Afiliado:
    Dezembro 26, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww amigoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo era tudo que eu keriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e olha que eu procureiii hemmmm

6. Guest

acredito que o ipkg só fixo depois que usei ele pra instalar o transmission direto sem rebootar o sistema...

agora toda vez que ligo ele esta ativo... assim como o transmission...

vale lembrar que apos instalar o transmission é altamente recomendado colocar a fan pra ajudar a refrigerar

por isso esto providenciando ahuaha

7. Guest

o proximo que instalar o transmission verifica se a mudança de canal ta rapida... pois notei que depois de coloca-lo a mudança de canal ficou lentissima.

pode ser que seja a versao do fw que estou usando agora... mais é que na antiga o ipkg nao funcionava por nada.

8. Guest

alguem que tenha um pouco mais de cnhecimento me tire uma duvida....

teria como alterar o script pra que ele inicie só quando tiver ativdade de rede?
    pois acho que seria mais util, as vezes baixo direto no Az... mais as vezes prefiro baixar no pc... e gostaria de naod eiar ele aberto em funcionamento no az ok. teria como modificar pra isso?

9. jcsbarreto

jcsbarreto Membro NOVATO

Afiliado:
    Fevereiro 18, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Agradeço ao colega opelo excelente tutorial, aqui funcionando a 100%.

10. cecconello

cecconello Membro NOVATO

Afiliado:
    Janeiro 19, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Boa tarde,

o meu Transmission estah funcionando muito bem.

Mas apos o reboot ele para de funcionar.

Acho que nao criei o arquivo S99TorrentStart adequadamente. Ele estah com extensao txt.

Alguem pode me ajudar?

Obrigado.

11. Guest

noa funciona no kgd? eu instalo ele certinho mais nao fixa.. toda hora que desligo ele nao funciona, preciso rodar os comandos de novo.

Ps: ta com o script da inicializacao.

12. mrbocao

mrbocao Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    62

Como o KGD é um firmware muito mexido, acredito que para funcionar precise verificar a ordem de inicialização dos scripts da pasta /DISK2/etc/start.d.

13. az.s810

az.s810 Membro NORMAL

Afiliado:
    Janeiro 3, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Minha dúvida é como fazer a pasta torrents aparecer na navegação, pois depois de baixar um arquivo de vídeo estou precisando enviar ele pro pc para poder enviar de volta ao az.

14. Guest

ey abro ela direto no usb mesmo e dou play... funfa 100%

15. az.s810

az.s810 Membro NORMAL

Afiliado:
    Janeiro 3, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Mas a minha fica no hd interno do deco.

16. jslima

jslima Membro TOP

Afiliado:
    Dezembro 30, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Se entendi isso certinho esse cliente torrent serve para eu baixar os filmes direto pelo azbox é isso ???

Outra coisa, o filme já fica no disco rígido do azbox ?? Mas se o disco for externo usb no caso do elite que não dá p/ colocar disco interno ???

Dependendo das respostas já vou meter aqui no elite !!

17. az.s810

az.s810 Membro NORMAL

Afiliado:
    Janeiro 3, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Ja devia ter metido, no hd externo é melhor que no interno.

18. beicobr

beicobr Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

mrbocao, amigo não consigo fazer o ipkg pegar, instalo ele conforme tutorial, e o mesmo funciona que é uma blz
    porem apos reiniciar simplesmente ele some, some até o arquivo "ipkg_set.tar.gz" não fica nenhum vestigio, ai não dava pra instalar o torrent, porem antes de reboot consegui instalar, no entanto quando reinicio depois do torrent, o mesmo não inicializa, fica aparecendo no OSD iniciando o torrent, mas não sai disso, o AZ até funciona, posso ver canais de TV e tudo mais, mas a mensagem no OSD continua e não tenho acesso ao Transmission, o que pode estar acontecendo.

Obg

19. paulovisk

paulovisk Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Pessoal.. instalei tudo aqui mas ao acessar o transmission pelo browser obtenho o seguinte erro:

403: Forbidden
    Unauthorized IP Address.

Either disable the IP address whitelist or add your address to it.

If you're editing settings.json, see the 'rpc-whitelist' and 'rpc-whitelist-enabled' entries.

If you're still using ACLs, use a whitelist instead. See the transmission-daemon manpage for details.

alguém sabe o que fazer??

abs!

20. Jay-az

Jay-az Membro NOVATO

Afiliado:
    Abril 19, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Galera ,

Alguém sabe dizer se é possível utlizar o Utorrent no Azbox Premium HD ? Caso sim , como configurá-lo ?

Valeu !

Compartilhe esta Página