Como Fazer a Atualização de Firmware & Recovery no Azbox HD

Discussão em 'Elite, Premium, Ultra HD' iniciado por Calen, Janeiro 11, 2010.

Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.
  1. Calen

    Calen Membro ELITE
    Moderador Junior

    Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Mensagens:
    2,042
    Aprovações Recebidas:
    13
    Inserção da Bios Via Mando a Distância (Internet)

    Para iniciarmos o processo de atualização, deveremos configurar a n3t, e a esta altura se o cabo de rede está conectado ao Azbox HD já devem ter observado aliviados que o mesmo detectou a rede local, se isto isto não tenha acontecido basta seguir até o Menu Iniciar/Internet, e se tiver usando um roteador, clicar em IP dinâmico (DHCP) e Cabo, logo após clicar em configurar (Config) e o decodificador fará automaticamente a configuração.

    Se desejarem, poderão configurá-lo como IP estático bastando para tanto ter acedido aos valores de seu IP e copiar os mesmos para o seu decodificador, tomando o cuidado de na opção denominada IP, em seu quarto campo, mudar o ultimo digito para não ficar igual ao IP de seu PC, e como conseqüência disto entrar em conflito e indisponibilizar a rede para os dois.

    Caso não tenham conhecimento sobre seus dados de rede, basta em seu computador entrar na Prompt de comando do DOS, para tanto vá a Menu Iniciar (Menu Iniciar) / Todos os Programas (All Programs) / Acessórios (Acesories) / Prompt de comando (Commando Prompt) e então analisar os dados postados nos campos de interesse e copiar-los para o Azbox HD.

    Depois de findada esta etapa selecione a opção n3t no menu iniciar corresponde à atualização de software e escolha o que mais lhe agradar (eu estou usando atualmente a versão 0.9.4219), e é só clicar no controle remoto na tecla central (OK), clicar no firmware desejado e você vera uma tela como esta:

    [​IMG]

    Deixamos que o download termine e o processo segue adiante totalmente automatizado, bastando apenas que se mantenha ligado o decodificador e permitir que se realizem as quatro etapas de atualização, como exemplifica a imagem abaixo:

    [​IMG]

    Após a terceira etapa, o decodificador irá re-iniciar e o processo estará concluído. É muito importante não desligar o Azbox durante a atualização.


    Inserção da Bios Via USB (Pen Drive)

    Caso a Internet não esteja disponível para o seu Azbox HD, pode-se baixar o firmware desejado de uma URL específica e inserir o mesmo em um Pen Drive para posterior atualização.

    O Pen Drive deve ser previamente formatado em FAT32, alocando o mesmo em seu diretório raiz de forma isolada e única, sendo que o firmware deve estar descompactado e no formato Patch.bin .
    Após inserir corretamente o firmware no Pen Drive e colocar o mesmo na tomada USB do Azbox HD, o processo segue praticamente igual ao realizado pelo Internet.

    A partir de o Menu Iniciar, seleciona-se Sistema e dentro dele troca-se a opção de atualizar o firmware de Internet para USB, para em seguida clicar com o botão "OK".

    Deste ponto em diante segue tudo igual, aparecem os firmwares disponíveis, seleciona-se o desejado e o restante é automático. Apenas não retire o Pen Drive durante a atualização e permita que ele re-inicie e finalize a instalação.


    Recovery Via USB (Pen Drive)

    A melhor solução para o recovery do Azbox HD seria formatação da área de trabalho a partir do própio firmware dele e sua posterior atualização. Em termos de firmware eu sugiro a versão 2371, que é a oficial que melhor se ajustou por eleição da maioria dos usuários, mas a versão 3501 promete muito tambem. Peço que os que estejam com o decoder em condições não façam este procedimento, pois após ele, o Azbox HD estaria simplesmente vazio, livre de qualquer conteudo, seja plugins, canais, menus....

    O primeiro passo seria dar o boot pelo firmware desejado e formatar a área de trabalho para não deixar nenhum rastro de firmwares anteriores (apesar de poder fazer o recovery sem a formatação), e o segundo logicamente seria a instalação do firmware desejado. Julgo conveniente citar que o boot para formatação da área de trabalho pode ser feito perfeitamente a partir do firmware desejado, podendo então fazer a atualização posterior sem a necessidade de resetar o aparelho, efetuando-se o procedimento em apenas um boot.

    Este procedimento deve ser utilizado apenas em caso de não ser possível aceder ao menu ou de não ser capaz de realizar procedimentos específicos quando já esgotados todos os demais recursos, e devem ser realizados seguindo as etapas abaixos:

    1) Baixar um novo firmware. (Formato do software deverá ser patch.bin), para quem não tenha nenhum firmware, aqui segue o 2371, basta clicar no nome: Firmware 0.9.2371

    2) Copie o arquivo de firmware para o seu stick de memória USB. O Pen Drive deverá estar formatado previamente no formato FAT32, e se o boot não funcionar mesmo seguindo a risca os procedimentos, formate novamente o Pen Drive ;

    3) Insira o stick de memória USB na porta USB 1 do receptor digital;

    4) Desligar e ligar o receptor com a pen USB inserida, se o boot a partir do Pen Drive não acontecer, mantenha pressionado o botão de ligar (Power) por 4 segundos até aparecer a mensagem Reboot no display do decoder;

    5) Espere por as instruções conforme demonstrado na figura abaixo, se você não pode ver nada na tela TV
    use as portas RCA ou SCART e não a HDMI:

    [​IMG]

    6) Se tudo estiver OK o receptor irá mostrar uma tela verde onde podera aceder a várias opções, entre elas atualizar via USB ou formatar a área de trabalho (Format Aplication Area).

    7) Selecione a opção 4 (Format Aplication Area) então uma tela como esta aparecera:

    [​IMG]

    Se tudo der certo uma tela como esta aparecera:

    [​IMG]

    8) Como o postado na tela sugere, aperte na tecla Exit para retornar a tela anterior e escolher entre a opção 5 (Boot With Out Update) para sair e re-iniciar sem atualizar (nada funcionará pois o deco está sem o Sistema Operacional) mas ao menos terá certeza que tudo está bem, pois quando fizer o boot pelo PenDrive Novamente, o Azbox irá informar quando você for atualizar que não há nenhum patch (Unknown), e se voce não re-iniciar ele erroneamente mostrará que tem o firmware antigo.

    9) Se escolheu a opção 5 ou foi direto a opção 1 tanto faz, pois o que se deve fazer agora é atualizar o sistema, e nestas condições a unica alternativa possivel é mediante a opção 1. Seleciona-se a mesma e a seguinte tela será mostrada:

    [​IMG]

    Passados alguns momentos outra tela mais descritiva dos Patchs presentes no Azbox HD e PenDrive será apresentada :

    [​IMG]

    10) Para seguir adiante e atualizar o Firmware bastará apertar a tecla OK, e quando fizer isto, uma tela para cada uma das quatro partes do processo de atualização serão mostradas, começando com a checagem do sistema:

    [​IMG]

    A segunda corresponde a leitura do Patch via loader automático:

    [​IMG]

    A terceira é referente a aplicação dos dados referentes ao Patch:

    [​IMG]

    E a quarta e ultima etapa inicia e termina com um reboot e posterior apresentação do conhecido logo Azbox procedido do Menu do Sistema, visto que não há nenhum canal armazenado no decodificador.

    OBS I: Se não conseguir ir para o menu de boot (passo 5), ou se sua caixa continua a reiniciar sempre sem parar, quando ele reiniciar e no momento em que mostrar a mensagem "Checking..." carregue varias vezes OK até conseguir aceder ao menu.

    OBS II: Nunca efectue a presente operação com um disco ntfs ligado ao receptor. Sob hipótese alguma desligue ou reinicie o receptor durante o processo de actualização!

    OBS III: A sua pen ou disco USB deve ser formatado no sistema de arquivos FAT32. Caso contrário, o receptor digital não pode reconhecer o dispositivo. Além disso, o receptor digital só pode reconhecer arquivos e diretórios que são nomeados com apenas letras e numeros. Se existe um ficheiro ou pasta com outras letras, o receptor digital não consegue reconhecer não só ele, mas também os arquivos e pastas subsequentes.
     
  2. agnaldovs

    agnaldovs Membro ELITE
    Colaborador Premium Privado

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    3,082
    Aprovações Recebidas:
    377
    Solução rápida para problemas comuns em Azbox Hd!

    90% dos problemas apresentados nos az hd podem ser resolvidos com um recovery completo! para isto devemos ter em mãos:
    1ºUm pendrive de boa qualidade previamente formatado em fat32
    2ºO firmware 0.9.2371 para receptores utilizados em satelite, ou 0.9.2372 para receptores utilizados em cabo
    3ºUm firmware recente como por exemplo o 0.9.4785 ou 0.9.4931:

    Firmware 0.9.2371: http://www.4shared.com/file/R5jYULOy/az ... patch.html
    Firmware 0.9.2372: http://www.4shared.com/file/oOWb3xu6/az ... patch.html
    Firmware 0.9.4785: http://www.4shared.com/file/7xcqZKfj/az ... patch.html
    Firmware 0.9.4931: http://www.4shared.com/file/pdp1hPln/az ... patch.html

    Quando formatamos área os canais e plugins são apagados, por isso para ganhar tempo é bom fazermos um backup de canais e plugins para posteriormente restaura-los de volta ao az hd, para fazer o backup siga os procedimentos:
    1º Coloque o pendrive no az hd
    2º No menu de configuração de sistema selecione a última opção backup/restore
    3º Com as setas direita ou esquerda selecione: "all ou todos" e pressione a tecla vermelha "para salvar o backup" e OK para confirmar

    Para fazer recovery completo siga os procedimentos com atenção aos detalhes:
    1º Coloque o firmware 0.9.2371 ou 2372 na raiz do pendrive
    2º Renomei o firmware 0.9.2371 ou 2372 com apenas a palavra: patch
    3º Coloque o pendrive no az hd e reinicie o mesmo
    4º Aparecerá um menu com varias opções
    5º Selecione format área e tecle OK
    6º Terminada a formatação, tecle exit "para voltar ao menu"
    7º Selecione usb "para instalar o firmware"
    8º Aparece mensagem perguntando se quer instalar novo firmware 2371 ou 2372: tecle OK
    9º Terminada a instalação o az reinicia e aparece novamente o menu
    10º Selecione a última opção "boot normal"
    11º Retire o pendrive do az apague o firmware 0.9.2371 ou 2372
    12º Coloque o novo 0.9.4785 ou outro mais atual e renomei com apenas a palavra: patch
    13º Repita os mesmos procedimentos feitos com o firmware 0.9.2371 ou 2372
    14º Terminada a formatação e instalação do 4785 ou outro mais atual o az hd estará zerado e limpo, precisando de configura-lo, programar os canais e instalar os plugins, ou então restaurar o backup feito anteriormente

    Para restaurar o backup de canais e plugins siga os procedimentos:
    1º Coloque o pendrive no az hd
    2º No menu de configuração de sistema selecione a última opção backup/restore
    3º Com as setas direita ou esquerda selecione: "all ou todos" e pressione a tecla azul "para restaurar o backup" e OK para confirmar
    4º Pronto agora é só reiniciar o az hd e desfrutar das belas flores :!:
     
  3. Calen

    Calen Membro ELITE
    Moderador Junior

    Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Mensagens:
    2,042
    Aprovações Recebidas:
    13
    Re: Recuperação de emergencia azbox HD

    Muito bem Esplicado Nascimento !!!
     
  4. Calen

    Calen Membro ELITE
    Moderador Junior

    Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Mensagens:
    2,042
    Aprovações Recebidas:
    13
    Olá Pessoal!

    Ando reciclando postagens do forum, e meio ao tópico do Ressucitar o Azbox HD encontrei uma postagem que não havia incluido neste tópico de Recovery, e pode se aplicar aos aventureiros do Firmware E2.

    Ela foi publicada em um Forum Português e salvou muitos decos, então publico ela na integra abaixo:

    01- Desligar o STB na tomada;

    02- Introduzir uma pen que tenha só uma partição, formatada em FAT16 e com o patch.bin na raiz;

    03- Ligar a STB, esperar que se complete o arranque, e comprovar no menu de update que a mensagem é que não se encontra um ficheiro de update (em vez da mensagem que a pen não está em FAT32);

    04- Repetir os passos em cima, com eventuais variações na pen, até que aconteça isso;

    05- Neste momento, a pen foi "reformatada" pela box com um novo esquema de partições;

    06- Sem desligar o STB, retirar a pen. Uma vez retirada a pen, pode desligar a box na fonte;

    07- Colocar a pen no PC e formatar em FAT (FAT16) uma partição de aproximadamente 60MB;

    08- Descarregar a versão RC4 da Enigma e colocar o seu patch.bin nessa partição de 60MB;

    09- Desligue o Azbox na fonte (caso ainda não esteja), volte a colocar a pen na box e ligue o Azbox;

    10- Faça o update com esse patch bin.

    - Agora, para se ter acesso ao Rescue Mode, será necessário voltar a colocar a pen com a sua capacidade total numa só partição, formatada em FAT32. então sigamos novamente...

    11- Colocar o patch.bin do firmware oficial na pen já ajeitada;

    12- Voltar a ligar a box com essa pen;

    Deverá aparecer no visor algo com "Rescue Mode?" e em seguida aparecerá um IP;

    13- Utilizar o AzUp fornecido com a versão RC4 da Enigma para iniciar o update do patch.bin que se encontra na pen;

    14- Neste momento já será contemplado com um menu funcional;

    15- Fazer o format da application area;

    16- Instalar a versão azbox-0.9.5300-patch.bin;

    17- Seja paciente, pois vai demorar mais do que normal quer a actualizar quer a arrancar.

    - A box já terá voltado à normalidade, como se nada tivesse acontecido e esta fosse a primeira vez que a utilizasse.

    Um abraço e Boa Sorte !!!!
     
Status do Tópico:
Não esta aberto para novas mensagens.

Compartilhe esta Página