Como escolher um deco ? qual melhor deco ? fim do sistema ?

Discussão em 'Matérias & Notícias' iniciado por Skylaser, Março 28, 2013.

  1. Skylaser

    Skylaser Membro NORMAL

    Afiliado:
    Março 17, 2012
    Mensagens:
    61
    Aprovações Recebidas:
    2
    Introdução

    Boa parte das pessoas primeiro compra qualquer aparelho, muitas vezes por impulso, e depois tenta descobrir como fazer funcionar, o que causa bastante frustração. Proponho que inverta o processo, pensando primeiro no que quer fazer e somente então procurando o melhor aparelho para o seu caso. Isso é necessário porque o que é melhor para um pode não ser melhor para outro, principalmente entre cabo e satélite, e com meio milhão de usuários neste fórum, cada cabeça é um mundo.

    A primeira pergunta que deve se fazer antes de começar é: cabo ou satélite?

    Para usar um deco a cabo você precisa estar numa cidade que tenha suporte do sistema e obviamente ter acesso a um cabo da operadora (quer por assinatura do pacote básico, ou de internet+telefone, quer via o popular "gato" no poste - mexer com cabo em poste é perigoso, não faça isso!). pesquise pelo nome de sua cidade na área do AZ AMERICA (LEXUZBOX) e provavelmente encontrará algo a respeito (ou use satélite).

    Não há suporte para as cidades atendidas pelas operadoras S I M TV e T V A. Elas usam codificação diferente.

    É importante compreender que, assim como ocorreu no satélite, vão haver apagões e canais serão migrados de N2 para N3 e deixarão de funcionar e eventualmente a cidade toda migrará pro sistema. Quando isso acontecer, se não tiver um deco com suporte a IKS, o aparelho perderá a serventia e deverá ser substituído.

    Ao escolher satélite na sua primeira compra, você evita esse problema.

    NOTA: Algumas cidades usam um sistema de antena para tv a cabo chamado MMDS, mas a agência dita reguladora resolveu ceder a frequência que elas operam para as empresas de celular, portanto em breve não será mais possível usar essas antenas com decos a cabo. MMDS usa uma antena própria e diferente da de satélite, bom frisar, e decos a cabo ou MMDS não são compatíveis com satélite (nem vice-versa).

    A segunda pergunta que deve se fazer é: qual operadora de satélite vou querer usar?

    Essa pergunta é bastante repetida aqui no fórum, principalmente por causa do CINE CEU e dos canais em HD da CEU. Vamos deixar logo claro, a codificação HD da CEU ainda não foi quebrada e não existe maneira de assistir canais HD dela que não seja assinando a própria. Quem anuncia que tem ou vai ter isso está mentindo.

    Quanto aos CINE CEU e a operadora em si, como a codificação é diferente, o sistema SKS não se comporta tão perfeito para ela como para as outras duas. Há poucos fabricantes investindo em abrir os canais dela por conta disso então se decidir por usá-la, não há porque reclamar depois.

    Portanto há um certo consenso em apontar seu deco de satélite para a ESCUROTV ou para a MORTOTV, sendo geralmente o suporte da primeira melhor que o da segunda, porque aquela lançou canais HD primeiro e o suporte dela permanece melhor até hoje. Se você quiser canais latinos, ai não tem jeito, só na segunda mesmo. Por "melhor suporte" entenda mais estabilidade e grade completa.

    Não há como pegar os canais da operadora G.V.T porque a codificação dela não foi quebrada.

    Obviamente, para usar um deco a satélite, vai precisar de uma (ou duas) antena(s) banda KU com LNBF universal, que pode ser adquirida em lojas de parabólicas na sua cidade, ou no mercado livre. Antena telada de banda C não pega os mesmos canais, essa é outra dúvida comum. Você mesmo pode instalar e apontar sua antena (não é muito dificil) ou contratar um instalador. Como requer subir em telhados, passar cabos em dutos e conectorizá-los, um instalador com prática pode lhe poupar muito tempo.

    Pessoas que residem em prédios as vezes tem limitação de instalação de antena, devendo usar uma já existente, do prédio. Descubra qual é a operadora dessa antena antes de escolher o deco. Se o síndico resolver tentar impedir você de instalar uma antena no telhado ou na sua janela, mostre pra ele o texto da LEI DA ANTENA.

    Terceiro: SKS ou IKS

    Quem é antigo estava acostumado a fazer atualizações de apagão do N2 e não pagar nada por isso. Com o fim do N2, para manter a venda dos aparelhos, foram lançados dois sistemas. SKS e IKS. A diferença entre eles é que o SKS pega as "chaves" de abertura dos canais por uma segunda antena (dai o nome "DUAS ANTENAS") enquanto o IKS faz pela internet (e só precisa de UMA ANTENA). Há aparelhos com os dois sistemas, e há aparelhos que não tem suporte nenhum aos dois sistemas. Mais sobre isso na próxima questão.

    Atenção para a distinção: IKS sempre é gratuito. Não é possivel usar os dados de IKS de um fabricante em aparelho de outro fabricante (perde o sentido, o fabricante não teria incentivo para vender seus produtos se fosse fácil assim obter esses dados).

    Nenhum aparelho abre canais fechados de satélite sem SKS, IKS. O N2 de satélite morreu faz muito tempo, aceite isso e siga em frente!

    Há locais onde o satélite do SKS tem visada dificil ou mesmo impossivel.

    Para usar IKS precisa de internet. Se você não tem internet, pode usar 3G de R$0,25 por dia usando um roteador para 3G externo (ou se tiver sorte, um dos modelos de decos que tem suporte a 3G embutido, mas estes são um pouco dificeis de encontrar). Se o cabo da internet for longe do ponto da TV, pode usar um VONETS ou um dos decos com suporte a adaptadores wi-fi usb.

    Quando comprar um aparelho novo, é recomendável que tenha suporte aos 2 sistemas (SKS e IKS). Para tornar a coisa mais complicada, há aparelhos que não funciona IKS com algumas operadoras, então tenha isso em mente durante a escolha. Sempre pesquise sobre o aparelho e a operadora que vai usar, antes de comprar.

    Ao usar SKS ou IKS você fica dependente da manutenção do servidor correspondente pelo "team" do aparelho. Se há um apagão do servidor, ou troca de satélite, você só pode esperar que resolvam. Alguns usuários tem "backups" (formas alternativas) para o caso da principal (SKS ou IKS) falhar, como um dongle externo ou um aparelho de outra marca. Nem todos os aparelhos com suporte a SKS aceitam dongles externos, infelizmente.

    Aparelhos sem SKS ou porta de rede/IKS (novos ou usados)

    Para muitos aparelhos sem SKS há a possibilidade de usar um DONGLE EXTERNO que nada mais é que outro deco, apontando pra outro satélite diferente, com um software especial para fazer a função SKS. Você liga nele a segunda antena e conecta ele por um cabo serial ao seu deco do satélite com os canais da operadora que escolheu.

    IKS requer suporte do fabricante e placa de rede no deco. Muitos decos não tem placa de rede, portanto não tem IKS pra eles.


    Por conta dessas limitações todas, surgiram dongles IKS que são ligados ao deco como se fossem dongles SKS, mas ao invés de uma segunda antena são ligados na internet.

    Ao usar um dongle (SKS ou IKS) você fica, novamente, restrito ao suporte do servidor ofertado pelo vendedor do dongle. Quando há uma falha, não há a quem reclamar e nada pode ser feito a não ser aguardar. Muitas pessoas tem dongles de mais de uma marca para tentar minimizar esse tipo de apagão.

    Minha prática aqui no fórum é de que apesar de funcionar, você está gastando mais (outra antena, um dongle ou mais de um!) para manter um deco velho funcionando (provavelmente um deco SD, que não tem canais HD). Avalie o custo de comprar um deco HD com SKS e IKS, pois terá menos dor de cabeça (atualizar o deco, atualizar o dongle, verificar se a ligação entre os dois está funcionando etc.) e venda o seu deco/dongle antigo.

    Quarto: Tem muitos modelos aqui no fórum, e agora?


    Recomendações

    Não compre de impulso, pelo preço ou pela conversa do vendedor. Venha aqui no fórum, pesquise o nome do deco que está pensando em comprar e leia as reclamações dos usuários dele. Quanto mais reclamações, pior.

    Por outro lado se não existir nada aqui sobre o deco, também não deve comprar. Decos sem informação podem te deixar na mão a qualquer momento. Já houveram casos de decos e mesmo dongles que foram abandonados pelos fabricantes, com seus usuários tendo que amargar o prejuízo.

    Marcas famosas não são garantia de nada porque existem CLONES dos aparelhos dessas marcas. Compre sempre de vendedores confiáveis, que garantam o que estão vendendo. Desconfie de ofertas de instaladores que não explicam como manter o sistema funcionando ou como atualizar. Eles podem estar querendo mantê-lo como cliente pagante, e muitas vezes passam decos antigos como se fossem novos, para ganhar mais.

    Infelizmente há períodos em que decos ou dongles estão funcionando bem e de repente acontece algo e passam a apresentar problemas até surgir uma nova atualização ou alguma outra solução. Por isso o suporte a sistemas alternativos (IKS para SKS, SKS para IKS, Dongle externo) são importantes.

    Onde comprar

    Você pode comprar no Paraguai, com importadores ou pela internet. Consiga referências da loja ou vendedor antes de comprar. Compras on-line devem ser feitas somente se tiver absoluta confiança no site.

    Quinto: Nada é pra sempre

    Há muitos tópicos com terrorismo, dizendo que os satélites vão ser derrubados ou perder o sinal, que os decos não vão aceitar novas atualizações, que o "N4 virá ano que vem" e com isso tudo vai deixar de funcionar "porque um amigo que trabalha lá (me) contou". São apenas boatos, Não há nenhuma informação oficial e muito menos datas..

    O que temos que ter em mente é que esse sistema não possui garantia alguma, nunca teve.
    Por isso não se iluda com frases do tipo "flores de plástico não murcham", "as flores nunca morrem", etc.
    A única certeza que temos é que o N4 virá, e que há muita gente disposta em acabar com o sistema.

    Considere que, quando o sistema acabar, você já terá assistido muita TV então aproveite e relaxe. Do jeito que anteviram o fim do N2 e os decos, bem ou mal, continuam funcionando até hoje, vão aparecer formas alternativas quando e se elas se fizerem necessárias. Há grandes interesses por trás desse mercado, não tão poderosos quanto os das operadoras mas, bem poderosos, então a não ser que o preço das assinaturas baixe para níveis civilizados ou se a nova codificação for tão poderosa a ponto de inviabilizar o keysharing e muito menos um desbloqueio, muita água vai rolar ainda.


    Glossário
    3G = internet via rede celular
    CLONE = um aparelho que parece um original mas não aceita as atualizações dos originais
    HD = High Definition, canais com qualidade alta, 720p ou 1080i
    IKS = Internet Key Sharing, troca de chaves pela internet
    MMDS = Multi Media Distribution System, um sistema de tv terrestre que entrega o sinal ao deco usando antenas de grade ao invés de por cabo.
    N2 = Codificação antiga que fora quebrada e permitia decos alternativos abrirem canais fechados
    N3 = Sucessor do N2, até o momento inquebrável.
    N4 = Sucessor do N3, por enquanto está em teste. Quando chegará ao Brasil ? ninguém sabe
    NIT = Frequência que a operadora transmite os canais.
    SD = Standard Definition, canais com qualidade regular, geralmente 360p ou 480i/p
    SKS = Satelite Key Sharing, troca de chaves por satelite
    VONETS = permite ligar um aparelho que só tem cabo de rede a uma rede wireless

    créditos : !3r
     
    passocolorado curtiu isso.
  2. Grampola

    Grampola Membro ELITE
    Moderador Pleno

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    1,769
    Aprovações Recebidas:
    0
    Parabéns pelo tópico, tenho certeza que vai esclarecer para muita gente na hora que quer comprar um deco, mas sempre é bom reforçar que uma boa pesquiza no forum é bem vindo, e não existe milagres em um ser espetacular que vai resolver todos os seus problemas, nada é eterno.
    Tópico fixo.
    abs
     
  3. duduangra

    duduangra Membro ELITE
    Colaborador

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    3,917
    Aprovações Recebidas:
    22
    Muito bem, skylaser, acho que todos nós temos o direito e até o dever de amadurecer, e esse seu tópico de excelente teor prova isso . Tanto que imediatamente foi assim reconhecido pelo mestre Grampola, que já o fixou .

    Estou também reconhecendo o mesmo e espero que as divergencias de opinião entre nós tenham ficado pra trás, é esse tipo de contribuição que é digna de nota, e não a discussão sobre terrorismo . Parabéns .
     
  4. Pawer Teck

    Pawer Teck Membro ELITE
    Colaborador Premium Privado

    Afiliado:
    Janeiro 11, 2011
    Mensagens:
    1,041
    Aprovações Recebidas:
    87
    Dudu peço permissão para fazer de suas palavras as minhas, realmente skylaser você está de parabéns.
     
  5. CAF

    CAF Membro ELITE
    Membro Especial Privado

    Afiliado:
    Dezembro 21, 2009
    Mensagens:
    1,602
    Aprovações Recebidas:
    24
    O bom, Skylaser, é citar a autoria do tutorial, não acha?
     
  6. Jair Ceretta

    Jair Ceretta Membro NORMAL

    Afiliado:
    Janeiro 27, 2011
    Mensagens:
    67
    Aprovações Recebidas:
    2
    Com certeza muitas pessoas irao se valer destas informaçoes de supra importancia aos usuarios de DECOS, parabenizo SKYLASER pela bela postagem.
     
  7. giulianoreis

    giulianoreis Membro ATIVO
    Privado

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    272
    Aprovações Recebidas:
    10
    Excelente Post.... Parabéns ao skylaser....
     
  8. rpcmaringa

    rpcmaringa Membro ATIVO
    Privado

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    241
    Aprovações Recebidas:
    19
    Muito bom mesmo.
     
  9. guereba

    guereba Membro ATIVO

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    448
    Aprovações Recebidas:
    0
    Ainda acho que o primeiro passo é se perguntar:

    - Quanto estou disposto a gastar?

    Nao adianta voce desejar que o deco tenha isso e aquilo, mas querer pagar igual ao deco que nao tem nada.
    Me deparo muito com isso, o pessoal compra o deco X por 150 dilmas ai fica nos foruns cobrando soluções que os decos de 800 dilmas tem....
    Como ja comentei em outro post, temos que ter em mente que somente teremos a qualidade que pagamos por ela, nunca teremos nada a mais.

    Mas parabens Skylaser pelo seu primeiro post de auxilio ao pessoal.


    Abraços
     
  10. francesmin

    francesmin Membro ATIVO
    Colaborador

    Afiliado:
    Janeiro 31, 2010
    Mensagens:
    495
    Aprovações Recebidas:
    0
    Vai ajudar muita gente, e o detalhe que achei interessantíssimo foi sobre a lei das antenas, pois até o fim do ano devo mudar para meu apartamento novo e já vou calçado quanto a isso pois não querem deixar eu instalar as minhas antenas em uma das minhas sacadas.
     
  11. Grampola

    Grampola Membro ELITE
    Moderador Pleno

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    1,769
    Aprovações Recebidas:
    0
    O CAF fez bem em lembrar se isso seria autoria dele, fiz uma pesquisa rápida e achei este tópico pronto em outro fórum que também participo e gosto muito também e achei tudo lá, do dia 20/03/2013 pelo adm !3r, sei que na internet tem de tudo e tudo pode ser visualizado por todos, mas quando queremos compartilhar algo e principalmente cópia dos fóruns, primeiramente devemos deixar sua autoria, pelo que vejo em minha pesquisa agradeço ao !3r pela grande contribuição e dicas citado neste tópico.
    abs
     
  12. bluesman

    bluesman Membro ATIVO
    Colaborador Privado

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    367
    Aprovações Recebidas:
    1
    Tirando as divergências de opiniões, que as vezes aparentam terrorismo do colega, ou não, ficou muito boa a contribuição, para quem quer entrar nesse mundo viciante dos satélites. Como eu tenho dito, e outros companheiros já me disseram: "depois que tu descobre isso, não consegue mais ficar sem!" heheheheh

    parabéns pela iniciativa e sucesso!

    ;)
     
  13. mazzi

    mazzi Membro TOP
    Colaborador

    Afiliado:
    Abril 2, 2010
    Mensagens:
    879
    Aprovações Recebidas:
    33
    no minimo tem q ser hd,sks,iks,modo twim e..[minha opiniao]custo no pry 250dima,+25% PRO SACOLEIRO.agora de nada adianta colocar um deco bom sem ter uma instalaçao adequada[antena,lnb.fio e uma boa focaçao]aconselho usar antena nacional galvanizada[nunca uso prato pry] e lnb universal da operadora oficial.
    vejo muitos usuarios dizendo q o deco esta travando onde na verdade e' apenas problema de apontamento e ma configuraçao do deco.
    posso falar isso pois to nessa area a quase 4 anos e aconselho instalar com um instalador de experençia no ramo,assim evita dor de cabeça.



    mazzi
     
  14. giulianoreis

    giulianoreis Membro ATIVO
    Privado

    Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Mensagens:
    272
    Aprovações Recebidas:
    10
    Realmente mazzi; como já dissemos em outro tópico, parece que a grande preocupação na hora da compra de um deco hoje é puro e simplesmente a quebra.... Existe uma enxurrada de decos e provedores.... Esquecem da antena, lnb, cabos, etc.... E também sem contar que o fórum é uma grande ferramenta de ensino para atualização, configuração, apontamento..... Principalmente quando o orçamento é mais curto.... Mas todo material que ajuda na escolha e definição da compra é bem vindo.... Fica aí sua dica: instalação..... Procurem quem realmente tem condição de prestar um bom serviço.....Já é um parte do caminho a ser percorrido.....
     
  15. @lien

    @lien Membro ELITE

    Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Mensagens:
    1,116
    Aprovações Recebidas:
    0
    é importante salientar que por iks há decos que abrem o 43w com estabilidade, como o phantom duo mini hd plus.
     
  16. mazzi

    mazzi Membro TOP
    Colaborador

    Afiliado:
    Abril 2, 2010
    Mensagens:
    879
    Aprovações Recebidas:
    33
    verdade,o phantom numa chave disseq e' o melhor deco pra isso.
    eu particulamente tenho no quarto mg-1 hd[megabox,com att do elite] ceu $$. e craro no free[iks] e' um deco +- linux,custo no pry 180 a 190 dolinha e nao vejo o bichinho nunca travar e olha q tenho net a radio.
    essas 2 marca eu recomendo,na verdade pra min e' uma assinatura.

    fica a dica
     
  17. @lien

    @lien Membro ELITE

    Afiliado:
    Dezembro 20, 2009
    Mensagens:
    1,116
    Aprovações Recebidas:
    0
    esse megabox é muito semelhante ao elite. seria um clone?
     
  18. mazzi

    mazzi Membro TOP
    Colaborador

    Afiliado:
    Abril 2, 2010
    Mensagens:
    879
    Aprovações Recebidas:
    33
    sim!!! tenho 2 e t garanto e' muito bom

    abraço
     
  19. Arlinautico

    Arlinautico Se este post te fez sorrir, clique no botão Curtir
    Colaborador Premium Privado

    Afiliado:
    Dezembro 28, 2009
    Mensagens:
    1,132
    Aprovações Recebidas:
    222
    Muito bom garoto é isso aí, que sirva de cartilha para os novatos, porém outros posts como esse são necessário, tais como enviar textos, fotos & vídeos aqui no forum, percebo que há uma grande dificuldade de muitos users e até agora poucos se manifestaram a minha solicitação.
     
  20. Skylaser

    Skylaser Membro NORMAL

    Afiliado:
    Março 17, 2012
    Mensagens:
    61
    Aprovações Recebidas:
    2
    Eu acho complicado afirmar que qualquer deco tenha estabilidade em qualquer satélite.
    Cada hora um team está de um jeito.
    hoje pode estar liso, amanhã talvez não. São parecidos com jogos online que precisam estar sempre conectados. Por melhor que seja o servidor sempre vai ter uma hora que vai dar lag ou pior ainda, fechar para manutenção.

    Me lembro dá época que procurava um dongle externo, o newgen estava insuportável e li que PC40 era "sempre liso".
    Achei que seria a solução mas olha o que aconteceu com o server azplus. hora liso, hora com travadinha, hora com travadões...

    Acho que esse sistema de keysharing foi a pior coisa que inventaram. Saudades do tempo do n2. era um apagão seguido de meses sem um travadinha se quer.

    Por isso torço para que esse N4 chegue logo, e que não haja nenhum meio de fazer keysharing. Assim os Teams seriam obrigados a DESBLOQUEAR DE VERDADE e desse jeito teríamos os bons tempos do N2 de volta.
     

Compartilhe esta Página