Assunto: Dicas para fazer uma boa Sintonia Fina...

Discussão em 'Antenas & Acessórios' iniciado por Quinca, Dezembro 18, 2009.

1. Quinca

Quinca Membro ELITE
    Moderador Pleno

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    9
    Pressupondo, é claro, que o cabo seja de boa qualidade (desejável RG6), e as conexões estejam boas e confiáveis:

1-Leve para o telhado, ou seja lá onde for que a antena esteja, o seu deco (com o controle remoto), uma TVzinha, um pedaço adequado de cabo coaxial com conectores nas pontas, ferramentas próprias, fita isolante e um lápis;

2-Certifique-se de que a haste que suporta a sua parábola, esteja na vertical.

3-Faça com que a braçadeira que suporta o LNBf fique só com "meio aperto", para facilitar a regulagem;

4-Conecte, antes de ligar qualquer coisa, o LNBf ao deco e ele à TVzinha. Use aquele pedaço de cabo lá do ítem 1. Ligue tudo e sintonize, desses canais que você pega "meio ruim", aquele que pega pior e abra a opção "Info", que é para aparecer as barras de progresso do seu sinal;

5-Ajuste da elevação e do azimute: Sem afrouxar nenhum parafuso, ainda, e imaginando que a parábola seja um relógio, posicione uma mão no 6 e outra no 12 e "force" (no sentido brando da palavra...) para cima, para baixo, sempre de olho na barra de progresso que está lá na telinha. A mesma coisa com as mãos no 3 e no 9, para a esquerda e para a direita... Isto certamente vai te dar uma pista do que deve ser "mexido" primeiro, se a elevação ou o azimute (deslocamento lateral), ou só um deles. Então voce afrouxa só aqueles parafusos afins, e faz a correção. Repita o procedimento após o reaperto, para ter certeza de que não há mais nada a fazer nesse aspecto.

6-Ajuste da Polaridade: Com deslocamento milimétrico e de olho na TV, gire o LNBf (lembra que ele não está apertado?) num sentido e noutro, até definir o melhor ponto. Marque com o lápis a braçadeira e o LNB para não perder essa posição. Não aperte o LNB ainda...

7-Ajuste do Foco: O LNB tem um "pescoço" que não é lá muito grande, mas suficiente o bastante para fazer o ajuste do ponto ideal de "foco" - o ponto mais aproximado possível, para não dizer exato - que é para onde convergem todos os sinais refletidos pela parábola. Ora, com a frequecia que estamos lidando, este ponto pode ser - pentelhésimamente - mais para a frente ou para trás. Desloque, então, o LNB como se fosse uma objetiva "Zoom", e fique de olho na barra de progresso que está lá na TV...

8-Achou o ponto ideal? Então confira a marca a lápis feita anteriormente (item 6), e aperte os parafusos da braçadeira.

9-O sinal ficou bom, como é a média da sua região? OK, desligue tudo, desconecte tudo e reconecte o cabo "oficial" ao LNBf e, para evitar infiltrações, passe fita isolante sobre a conexão, tão rente ao LNBf quanto possível, vindo até sobre o cabo ( a fita é barata rsrsrs). Pronto.

10-O sinal não ficou bom? Muito longe daquilo que você imaginava? Então... passe um pouco de protetor solar e comece tudo novamente. É mais ou menos assim. Às vezes funciona na primeira tentativa, outras vezes é na 2ª ou terceira.

Boa Sorte.

2. falecomowagner

falecomowagner Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 19, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0
    Re: Dicas para fazer uma boa Sintonia Fina...

Malandragem ... faltou o principal ...

No meu az ... coloco na bobo ou discvry que tem um tp "mais forte"

Depois vamo nas cunitchas que é fraquinha ... ae abriu as bixinha ... pode cair pro abraço

Tem como fazer via menu ... mas uma dica mais bagual é apertar o botao info 1 ou 2 X q aparece as barras na frente do canal, e quando o sinal atinge o minimo ... o canal abre na hra (isso pra qm ja atualizo)

Agora ... faze no berro n dá ... (um peao na tv e outro na antena n rola)

3. maubello

maubello Membro NORMAL
    Membro Especial

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Caro Amigo ,sempre fiz pela rede tv,que é um canal fta, e sempre uso a tecla ,SIG, pois ai vão aparecer as tres barras na tela de SINAL,QUALIDADE e BEER.O restante é igual!

4. marcelo.fozz

marcelo.fozz Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

hoje em dia eu acho que para fazer um ajuste mas fino posivel esta melhor usando o canal antena 3 nos esp....
    este canal é super fraco e se mover a antena um pouqinho só ja sai fora ajustando o melhor sinal nele terá o melhor sinal em todas outras tp pelomenos faço assim hoje os da coelhinhas ja ta com um sinal mas forte ......que ele .......esta é uma dica muito simples quem esta tentando fazer um ajuste fino em sua antena o canal antena 3 aqui peguei por media de 43% de qualidade caindo as vezes e os da coelhinhas por media de 60% a 70% de qualidade .......

5. Amaro

Amaro Membro NORMAL

Afiliado:
    Janeiro 8, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Excelente tutorial.

Eu uso fita de autofusão que protege melhor contra umidade.

Amaro

6. rodrigoultratech

rodrigoultratech Membro NOVATO

Afiliado:
    Dezembro 28, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Pode-se usar Vedante para Roscas (Veda Rosca), proporciona uma vedação com mais resistência, protege contra a oxidação e não-reagente com outras substâncias químicas. Sem contar que é resistente à pressões e à corrosão e temperatura entre -100ºC até 240ºC. Auto-Lubrificação, embalada em tubetes em PVC e cartucho de papel couchê. Cor: Branca.

Abraços!!

7. bonder.stgo

bonder.stgo Membro ATIVO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1

Impressionante!! Acho que você foi o unico cara que conheço que leu a caixinha da fita veda roscas!!!! rsrsrs

ja usei umas mil veses e nuncra prestei atenção no que tem escrito.

8. afernand

afernand Membro ELITE
    Moderador Senior

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    39
    Re: Assunto: Dicas para fazer uma boa Sintonia Fina...

Eu estou tentando fazer um ajuste fino na minha antena e desculpa a iignorância qual é a media de sinal e frequencia para a região de porto alegre.
    Grato. :geek:

9. Quinca

Quinca Membro ELITE
    Moderador Pleno

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    9

========================================
    Fernanda, vou responder de uma forma diferente, pois você não informou o tamanho de sua antena. Mas tanto faz qual seriam os números ideais. Para um sintonia fina de "primeira linha", faça o possível e o impossível para sintonizar o canal das coelhas da melhor forma que der. Ele pegando, o resto tudo sintoniza na melhor performance.
    Você pode estar com uma intensidade/qualidade de sinal muito boa, mas....qualquer milímetro na antena ou na polaridade (giro axial do LNBf), pode não pegar as coelhas, que é, tradicionalmente, um canal complicado para sintonizar.

Abs.

10. Car2009

Car2009 Membro TOP

Afiliado:
    Janeiro 19, 2010
    Aprovações Recebidas:
    4

Ajustei da seguinte forma:
    - Primeiro antena (no prumo tudo certinho) LNB, tudo pré fixado no local
    - Com os cabos conectados, coloquei o deco e uma TV 14' próximo ao local (de forma que posso visualizar enquanto estou ajustando);
    - Coloquei na r@d@ TV;
    - Apertei a tecla Signal;
    - Tomando como base as parabólicas "convencionais" teladas pois é +/- na mesma direção;
    - Procurei a melhor posição azimute, elevação e posição do LNB;
    - Depois coloquei nas coelhas, e fui ajustando tudo novamente elevação, azimute e posição LNB até conseguir o melhor nível (intensidade,Qualidade de sinal)
    - Deixei neste mesmo canal e fui efetuando o aperto final dos parafusos, sempre de olho na barras de sinal.
    Deve ser tomado cuidado pois se antena mexer 1mm já pode-se ter perdas.

Atualmente estou com Niveis de intensidade de 99% e Qualidade entre 60 e 65% com antena de 60cm

Espero ter ajudado, abraços.

11. seven

seven Membro ATIVO

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

então nao sei o que acontece aqui com meu s810b, pois as coelhas pegam muito bem , mais futura ,sportv, universal , a imagem não é das melhores o que poderia ser?

12. Durval Junior

Durval Junior Membro NOVATO

Afiliado:
    Janeiro 17, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Preciso de ajuda, pois tenho um az 810 e até a ultima atualização as coelhinhas fluiam normalmente, após atualizar o canal sumiu e apesar da antena 60 está com 90 e 70.
    Alguem pode me ajudar?
    Como sintonisar com o canal se ele nem aparece na relação?

Durval Jr.

13. OUTLAW

OUTLAW Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 17, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1

Primeiro verifique se tds os transponders estão na relação.. depois faça uma busca cega e depois se não abrir, instale um dump q vai resolver!! Abraços.

14. jorge arlan s.lemos

jorge arlan s.lemos Membro NOVATO

Afiliado:
    Fevereiro 2, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Galera D´boa eu tenho uma boa dica!! esses LNBF que vem do paraguaiy tão vindo com pouca capitação de sinal por tanto, quando alguem quizer ter uma boa qualida de sinal e de canal. Sugiro que comprem um LNBF duplo da S.H.A.R.P aqueles da S. k . Y com esse vão ter uma boa taxa de sinla e melhor qualida. E tbm ter um bom apontamento da sua parabolica ok valeu espero que adica ajude porque na minha ta exelente fiquem com Deus... OBS: isso tbm depede de esta para estado mais com serteza vai funcior para todos boas Flores...

15. richardtezzei

richardtezzei Membro NORMAL

Afiliado:
    Março 31, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Aqui estou usando uma antena da céu com lnb sharp duplo....no meu az s900hd o maximo que consegui de intensidade foi 90% e qualidade 84%....porém comparando a qualidade de imagens da céu que tinha aqui vs. maezona a céu ganha em muito....irei posicionar o lnb p/ mais perto do prato

16. OUTLAW

OUTLAW Membro ELITE
    Administrador

Afiliado:
    Dezembro 17, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1

Satélites diferentes, qualidade de imagem diferente!! Não podes comparar a qualidade de uma com a outra!! No maezonas com poucas exceções, os canais são mais fracos de qualidade isso eh normal neste caso!!

17. kinhofiorin

kinhofiorin Membro NOVATO

Afiliado:
    Abril 20, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Eu instalei mei 810b recentemente, e percebi que os canais "globais" não tem um bom sinal, ficam com a imagem falha, mas as coelhinhas, isso é possível já que foi comentado neste forum que este canal é ruim de recepção.
    Sou de SC tenho uma antena de 60cm com intensidade 90% e qualidade variando em torno de 68 a 72%. O que devo fazer para assistir a globalll aberta?

18. Quinca

Quinca Membro ELITE
    Moderador Pleno

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    9

é só ler atentamente o que se contém neste tópico....

Abs.

19. nandoguns

nandoguns Membro NOVATO

Afiliado:
    Março 27, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

e so girar o LNB para posição de 7 horas

20. rocky123

rocky123 Membro NORMAL
    Privado

Afiliado:
    Dezembro 27, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

aqui na bahia osinal e muito fraco, tenho uma antena de 1,20 mesmo asim o sinal fica fraco. Qual canal deve ter como base para melhoral? as coelhias fica ente 37% e 51% hoje fiquei no telhado de oito da manha, ate tres da tarde no sol, e o pior a patroa buzinando em meu ouvido''vece vai perde o juizo''. mim ajude pelo amor de Deus!!! desde ja Deus pague voces.:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Compartilhe esta Página