APONTAMENTO DA ANTENA USANDO UM TRANSFERIDOR E O GOOGLE EART

Discussão em 'Antenas & Acessórios' iniciado por Cantagalo, Janeiro 20, 2010.

1. Cantagalo

Cantagalo Membro TOP
    Membro Especial

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1
    FAZENDO O APONTAMENTO DE SUA ANTENA USANDO UM TRANSFERIDOR ESCOLAR E O GOOGLE EART:

É interessante o uso do Google Earth para fazer o apontamento da antena. Então vamos ao caminho fácil das pedras usando apenas um transferidor escolar.

Para começar imprima esse transferidor num tamanho razoável para que possa usar ele para ajustar a antena.

Imprima este transferidor e corte ele bem rente ao desenho dele.

Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário.
    Para saber em que direção apontar sua antena é só clicar aqui e calcular dos dados com o aplicativo Dishpointer

No exemplo abaixo, para instalar a antena no meio do campo do estádio Serra Dourada em Goiânia-GO, os valores encontrados foram os seguintes, conforme os dados do dishpointer abaixo:

Dados de apontamento da antena para o centro do campo do estádio Serra Dourada

Primero vamos nos ater nos dados de azimute. Você entende o que é o Azimute:

AZIMUTE:: no local onde queremos instalar a antena, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o dispointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 324º, quer dizer que ou eu teria que dar uma volta completa no circulo de graus e chegar em 324º ou simplesmente tirar 324 de 360 e chegar em -36º.

Pronto, então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer uma outra linha apontando para -36º, então é para aí que tenho que apontar a minha antena.

E como se faz isso: aí que está um dos “segredos” do mapa Google Earth que está no DishPointer, aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro, então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa, faz uma marcação aí no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro, nem precisa de gps ou bússula.

Pega seu transferidor e vê onde fica o grau que o dishpointer vai indicar para você, aponta a antena pra lá, se quiser uma forma mais fácil ainda, amarra uma linha de barbante da antena pro norte verdadeiro e mede os graus com o transferidor e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus, pronto, tem uma linha indicando pra onde apontar a antena.

Veja o Exemplo:

Azimute de 324º = -36º demonstrado no Transferidor sobre indicação do Dishpointer
    Se não viu os -36º no transferidor, repare os números pequenos.
    Pronto, resolvido seu problema de Azimute.

INCLINAÇÃO: Vamos partir para definir a posição do LNBF e a inclinação da antena.

No artigo em que você calculou os dados para apontamento da antena, no aplicativo Dishpointer, repare que existe um valor chamado LNB Skew, que indica o giro do LNBF em relação linha reta que ele marcaria se estivesse com o cabo apontando para o chão.

No nosso exemplo a posição do LNBF é -34º.195, ou seja, sinal negativo, e o sinal negativo significa que o fio que sai do LNBF tem que ficar apontando para a esquerda. Se fosse sinal positivo ele teria que ficar apontando para a direita.

Amarre uma linha em uma pedra, assim como fazem os pedreiros para colocar as coisas no prumo, levantando o fio vai ficar esticado pra baixo, essa linha indica 0º, pegue o transferidor e rotacione ele em sentido horario até encontrar os graus indicados, neste caso, 34º e um pouquinho, pronto, é nessa posição que deve ficar o LNBF, veja o exemplo:

O LNBF não deve ficar apontando para o chão pois a posição em que o satélite está estacionado em órbita não coincide com esta posição, e quanto mais o LNBF ficar em uma posição que coincida com a posição do satélite, melhor será a recepção.

Veja o exemplo abaixo para a posição do LNBF em -34º, lembre-se, número negativo, cabo do LNBF para a esquerda.

Posição do LNBF em -34º
    Pronto, seu LNBF está na posição correta, agora vamos à elevação.

Vejam na indicação do Dishpointer a elevação é de 66,2º para este exemplo.

Usando a mesma lógica da linha no barbante, enconste o trasferidor na sua antena, de maneira que ele fique reto com o suporte que segura a cuba da antena, a linha caída deve passar pelo meio da transferido e encontrar o ponto em graus que você obteve, neste caso 66º.

Veja o exemplo:

Ajustando a elevação usando o transferidor.

Por fim faça uma busca de canais na sua antena, coloque em um canal de sinal naixo e faça um ajuste fino em sua antena.

Pronto, sua antena está prontinha pra uso, usando apenas o transferidor e o Google Eart para se orientar.
    _________________________________________________________________________________________________

Fiquem com Deus.

2. AZVedo

AZVedo Membro ELITE
    Moderador Pleno

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    80
    Re: APONTAMENTO DA ANTENA USANDO UM TRANSFERIDOR E O GOOGLE EART

Boooooooooooa Cantagalo!
    Sempre prestativo e querendo facilitar a vida de todos.
    Parabéns pela iniciativa.
    Abraços

3. DSATE

DSATE Membro NORMAL

Afiliado:
    Dezembro 18, 2009
    Aprovações Recebidas:
    0

Mais uma do mestre pra ajudar a galera... parabens mesmo!

4. sanchesbanhos

sanchesbanhos Membro NOVATO

Afiliado:
    Janeiro 21, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Boa tarde caros companheiros jardineiros,

Eu to com uma duvida bem tola. Segui um tuto parecido com esse do Cantagalo. No entanto reparei que a posiçao que obtida pelo tuto foi bem parecida com a posiçao de uma antena parabolica que ja tenho aqui em casa. Dai a pergunta a posicao para o brasilsat e para o amazonas é a mesma? é Contraria? Li tambem que a posiçao para o amazonas seria um pouco a direita do por do sol. Essa informaçao procede? Eu estou no norte de Mato Grosso.

5. celso22

celso22 Membro NOVATO

Afiliado:
    Janeiro 25, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

olá amigos, estou com problemas, segui tudo o que nosso amigo relatou acima mas a intencidade do sinal ainda e 45% e a qualidade 5%, pegunto essas medidas sao para qualquer lugar ou fariam de acordo com a localizaçao ex: estou no parana e fulano em pernambuco ... ou ainda tem alguma configuraçao a ser feita ... por favor me ajudem!!!

6. webjaywolf

webjaywolf Membro NOVATO

Afiliado:
    Fevereiro 7, 2010
    Aprovações Recebidas:
    0

Bem, amigo, parece que vc não leu o texto direito. Como nosso colega mencionou, vá no site http://www.dishpointer.com, em Your location digite o seu CEP (separando com um hífen os 3 últimos dígitos), em All sattelites selecione o 61.0W Amaezona. Você terá os valores exatos para posicionar sua antena. Cada lugar terá valores diferentes.

7. nascimentoassis

nascimentoassis Membro ATIVO
    Privado

Afiliado:
    Dezembro 19, 2009
    Aprovações Recebidas:
    1

Lembrando que dependendo da região tera que mudar para uma antena maior
    exemplo :
    no norte ou nordeste para ter um guanho na qualidade nas tps de sinais fraço
    a natena tera que ser a de 90 Cm ou de 1.50 cm com lnbf com configuração
    compativel
    outro detalhe que a posiçao do lnbf tem que ficar entre 7 30 hrs a 9 00 hrs
    verifique a afinação nesta posição
    tenho certeza que a qualidade almentara siguinificadamente

até breve

Compartilhe esta Página